03/06/2015

Diretrizes para Envio de Trabalhos

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade do trabalho em relação a TODAS as normas listadas a seguir. Serão devolvidos os trabalhos que não estiverem em consonância com estabelecido.

I Os artigos devem ser enviados para o endereço eletrônico coppex@fapi-pinhais.com .br

II Os originais devem ter entre 08 (oito) a 25 (vinte e cinco) laudas, incluindo referências. As páginas não devem ser numeradas.

III O artigo deve ser elaborado em folha de tamanho A4; com as seguintes  margens: superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm; redigido em letra tamanho 12, fonte “Arial” e enviado em formato .doc ou .docx

IV  Na primeira lauda deve constar:

 

a) TÍTULO e, caso haja, o SUBTÍTULO, em português, expressando o conteúdo principal do artigo de forma clara, com a seguinte formatação: fonte Arial, caixa alta, centralizado, tamanho 12 e em negrito. Após, deixar um espaço simples de uma linha.

b) a versão do TÍTULO e, caso haja, do SUBTÍTULO, em língua inglesa, com a mesma formatação da versão em português. Após, deixar um espaço simples de duas linhas.

c) Autor(es) – à margem direita, logo abaixo do título, deve(m) aparecer o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), sem negrito e somente com a primeira inicial maiúscula de cada nome. As demais informações como:  formação acadêmica, titulação máxima, instituição a que pertence(m) e endereço eletrônico deverão ser inseridas como nota de rodapé, em numeração consecutiva de chamada de números-índices colocados logo após o nome do(s) autor(es).  

d) RESUMO deve contemplar o objetivo do trabalho, os métodos empregados e as conclusões obtidas, não ultrapassando 250 palavras. A expressão "RESUMO" (em caixa alta, centralizada e em negrito) deve anteceder o texto, após, deixar um espaço simples de uma linha. O corpo do texto do resumo  deve ser  em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, sem recuo de parágrafo e justificado.

e) no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) Palavras-chave (palavras que identificam assuntos relacionados entre si ou que pertençam à mesma área de interesse para fins de pesquisa) em português. Devem estar antecedidas da expressão "Palavras-chave:”. Estas, organizadas em ordem alfabética crescente, devem estar separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Após, deixar um espaço simples de duas linhas.

f) Após, deixar um espaço simples de uma linha, deve vir o ABSTRACT (resumo em língua inglesa) que deve manter a mesma formatação do resumo em língua inglesa .  

g) Key- words - devem manter a mesma formatação das originais.

IV. Os títulos/subtítulos das SEÇÕES devem  estar alinhados à esquerda e estar separados do texto antecedente pelo espaço simples de duas linhas, e do próprio texto a que se referem pelo espaço simples de uma linha, obedecendo à seguinte formatação:

1) SEÇÃO PRIMÁRIA: caixa alta  em negrito;

2) SEÇÃO SECUNDÁRIA: caixa alta  sem negrito

3) Seção Terciária e demais: iniciado com letra maiúscula, sem negrito

4) o título/subtítulo de cada seção deve ser precedido pela numeração correspondente, em números arábicos, alinhados à margem esquerda, SEM parágrafo, separados do título/subtítulo apenas pelo espaço de um caractere em branco, não devendo ser utilizados ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de numeração. NÃO são numerados os itens INTRODUÇÃO, CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS. Eles devem aparecer no texto em caixa alta, centralizado e em negrito.

V. A formatação do corpo do texto deve ser a seguinte:

a) fonte “Arial”, tamanho 12;

b) espaçamento de 1,5 cm entre as linhas (NÃO deixar espaço adicional entre parágrafos); alinhamento justificado;

c) parágrafos iniciados a 1,5 cm da margem esquerda.

VI. As citações devem obedecer ao sistema autor-data (NBR 10520/2002), sendo as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003). Não é permitido qualquer outro sistema.

a) Citação direta (transcrição ipsis litteris de parte da obra de outro(s) autor(es) consultado). Citações com até 3 (três) linhas devem estar no corpo do texto, entre aspas e com a citação da fonte. No caso de citações longas, com mais de 3 (três) linhas, deve-se  iniciar um novo parágrafo, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda. O espaçamento entre linhas deve ser simples, e a fonte, “Arial”, tamanho 10. Não deve ser usadas aspas. Deixar o espaço de uma linha simples antes e depois da citação.

b) Citações indiretas (texto baseado na obra do autor consultado) devem ser feitas no próprio corpo do texto, porém a fonte de onde foi retirada a informação deverá ser indicada.

c)  Notas explicativas: devem ser reduzidas ao mínimo necessário, apenas para esclarecimentos, complementações ou observações que não são incluídas no texto. Devem ser apresentadas em nota de rodapé na página onde forem indicadas, com a numeração sequencial em algarismos arábicos, espaçamento simples entre linhas, alinhamento justificado e fonte “Arial”, tamanho 10 e separadas uma da outra pelo espaço de uma linha simples.

 VII.  Para a elaboração das referências, deve-se observar RIGOROSAMENTE a norma NBR 6023/2002. São apresentadas em ordem alfabética, espaço simples,  alinhamento justificado. Somente podem estar aqui as obras que foram efetivamente citadas no texto.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×